Avaliação

07/04/2011 21:55

 

 

EEFM Professor Mario Schenberg

Coordenação de Ensino

Clidenor Junior

 

Avaliação Interna

O que é?

É a avaliação realizada pelo professor que acontece em sala de aula e corresponde à verificação da aprendizagem dos alunos. Nessa modalidade, explicitam-se os resultados do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação interna acontece intencional e sistematicamente e o professor pode recorrer a diferentes instrumentos avaliativos.

Quais são seus objetivos?

A avaliação interna permite ao professor verificar como o processo de ensino e aprendizagem tem ocorrido na sala de aula, fornecendo informações específicas que refletem o seu próprio trabalho e a realidade dos seus alunos.

Quais são as suas características?

O universo da avaliação interna é a sala de aula. Ao aplicar essa avaliação, o professor busca resultados de seu próprio trabalho bem como do desempenho dos alunos. O modo como a avaliação interna se realiza é múltiplo, pois sua aplicação se realiza por diferentes formas - provas abertas ou objetivas, observação e registro, portifólio, autoavaliação etc.

Para que servem os seus resultados?

Os resultados das avaliações internas fornecem informações importantes para os professores no intuito de avançar em suas práticas pedagógicas ou retomar alguma etapa a fim de vencer as dificuldades nela apresentadas pelos alunos. Além disso, a avaliação interna identifica o desempenho de cada aluno e possibilita o planejamento e a discussão de ações específicas para cada caso.

Avaliação Externa

O que é?

Também chamada de avaliação em larga escala, a avaliação externa é um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares. Seu foco é o desempenho da escola e o seu resultado é uma medida de proficiência que possibilita aos gestores a implementação de políticas públicas, e às unidades escolares um retrato de seu desempenho. A primeira iniciativa brasileira de avaliação em larga escala foi o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que se desenvolveu a partir de 1990 e foi aplicado inicialmente em 1995. Atualmente os Estados têm procurado desenvolver seus próprios sistemas de avaliação estabelecendo metas e diretrizes específicas às suas realidades.

Quais são seus objetivos?

As avaliações em larga escala buscam assegurar a qualidade da Educação, fortalecendo o direito a uma educação de qualidade a todos os alunos. Os resultados dos testes aplicados apontam para a realidade de ensino, oferecendo um panorama do desempenho educacional.

 

 

 

Quais são as suas características?

 

As avaliações em larga escala podem ser censitárias ou amostrais. Essa modalidade avalia as redes ou os sistemas de ensino, indo além da sala de aula. Por isso, ela requer metodologia e instrumentos específicos de análise que possibilitem a manutenção da comparabilidade e confiabilidade dos resultados. Para efetivar a comparabilidade, os testes são construídos de forma padronizada e seus resultados são alocados em uma escala de proficiência que varia de zero a 500 com intervalos de 25 a 25 pontos. Os intervalos indicam a consolidação de competências e habilidades ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

Para que servem os seus resultados?

Os resultados da avaliação em larga escala fornecem subsídios para a tomada de decisões destinadas a melhorias no sistema de ensino e nas escolas. Eles também permitem acompanhar o desenvolvimento das redes e sistemas de ensino, ao longo das diferentes edições dos testes em larga escala, mediante a comparação dos resultados. Com os resultados das avaliações em larga escala é possível construir indicadores nacionais, como, por exemplo, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), bem como a distribuição do percentual de alunos em cada nível da escala de proficiência.

 

 

A segunda parte será postada na próxima semana.

 

 

Até breve!

Tópico: Avaliação

Data: 19/04/2011

De: Etel

Assunto: Avaliação e Planejamento

Não quero repetir o que os colegas já disseram - concordo plenamente. O que tenho procurado fazer é saber dos meus alunos quais são seus interesses, por exemplo, e tentar ligar essas realidades ao planejamento das minhas aulas. Ao escutar o que eles dizem ou não (participação em sala), já funciona como uma avaliação para os próximos planejamentos. O clima que rolou... Por outro lado, para mim, existem temas e conceitos base que considero importantes para tudo o que virá depois. Insisto nisto e busco formas para tornar mais interessante para eles-nós-na-aula. Noto que a maioria deles não tem o hábito de estudar em casa e de ler um texto que exija um esforço, que às vêzes não é prazeroso. Isso é um desafio para nós tb enquanto educadores, de não desistirmos.

Data: 19/04/2011

De: Clidenor Jr.

Assunto: Avaliação

Avaliar, de uma forma abrangente e mais completa, é também entender o aluno no seu desenvolvimento durante todo o ano. É observá-lo constantemente, percebendo seus progressos e/ou retrocessos. É compreendê-lo dentro de uma estrutura maior e mais complexa; é também ser capaz de se auto-avaliar, corrigir os caminhos, procurar constantemente o diálogo e “confessar” seus erros, procurar ajuda quando necessário.

Data: 19/04/2011

De: Yury Uchoa

Assunto: Re:Avaliação

Concordo plenamente com sua visão. A avaliação deve ser processual, e levando em consideração uma série de aspectos em relação ao aluno. além disso, ela serve como meio de avaliação tanto de nossa prática quanto de nosso planejamento.

Data: 19/04/2011

De: Marcos Henrique

Assunto: Re:Avaliação

Avaliação é um instrumento norteador do nosso trabalho e devemos utilizá-la para resignificar as aulas e também o nosso planejamento.

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