Data: 06/05/2011

De: André

Assunto: mito / verdade

bom.. concordo com alguns mitos, porém outros são pontos bastante "sensíveis" digamos para classificarmos apenas como mito ou não e decidirmos derruba-lo ou não (alguns dessa segunda parte principalmente).

Lendo o texto lembrei de um filme que (re)assisti no feriado da semana santa: The Wall (da banda britânica Pink Floyd) onde podemos ver o quanto questoes familiares (do professor ou do aluno), questões governamentais (o tal sistema e o que ele provoca nas 'vidas em jogo') e outras questões abordadas no filme podem provocar na vida escolar e pós escolar, ex: o professor reprimido pela mulher reprime o aluno, o aluno reprimido e com as dores da perca do pai na guerra adquire problemas psicológicos e por final se transforma no que achei parecido com um líder fascista... enfim, como diz um jargão que existe por ai, tudo e todos passam pela a educação...

então... unindo um pouco das minhas impressões do que li (aqui) e do que vi (no filme) gostaria de lançar o questionamento para que possamos refletir: o que nós professores, o que as crianças farão (faremos) quando o muro (the wall) cair?

ao final do filme me ocorreu o pensamento que o muro caiu e em seu lugar foi, ou está (quem sabe possamos ainda impedí-lo) sendo construido outro no qual vários mitos destes que temos no artigo da formaçao se incorporam ao dia a dia da escola e se tornam realidade. Alguns mitos podem até ser mitos, ou devem ter nascido para ser mitos, MAS, não podemos deixar de pensar que enquanto os temos como mitos, nossos alunos possam te-los como realidade. Não por "maldade", intencionalmente ou de "caso pensado" (sem desconsiderar essas possibilidades - infelizmente) mas por serem também produtos do sistema/sociedade que os "adultos" criam. Posso parecer determinista com minha ultima colocação, mas, enquanto pessoas que estão em formação os alunos acabam por se tonar digamos... mais sensíveis ao que o sistema/sociedade oferece.

Ficando por aqui e deixando a dica de filme (para profs e alunos)

The Wall

Novo comentário